Nódulos mamários em cães: O que fazer quando são detectados?

Categoria: Saúde

Autor(a): Karine Kleine | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 25/11/2013 - 11:46

“A primeira atitude é levar o cão ao veterinário para realização de biópsia que detecte se são malignos ou não”
Foto Meramente ilustrativa: Divulgação Nódulos mamários em cães: O que fazer quando são detectados?

Foto Meramente ilustrativa: Divulgação Nódulos mamários em cães: O que fazer quando são detectados?

A primeira atitude é levar o cão ao veterinário para realização de uma biópsia que detecte se é maligno ou não e que tipo de célula é. Deve-se também fazer um raio-X de tórax para avaliar o pulmão. Tumores podem dar metástase (espalhar pelo corpo) e a radiografia é importante no caso de qualquer tipo de tumor, principalmente nos malignos.

Ultrassom? É um complemento que deve ser feito caso a malignidade seja confirmada, pois precisamos saber se atingiu outros órgãos.
Punção? Nem sempre devemos mexer em tumor maligno, pois faz com que ele se espalhe mais rapidamente. É recomendado no caso de o resultado ser maligno a realização de cirurgia. Do contrário, a quimioterapia é a melhor escolha (caso o cão não possa passar por uma cirurgia).

Portanto, leitores da Cães Amigos, hoje em dia, o que vem se adotando no caso de o cão estar bem (independente da idade) é a retirada da cadeia mamária. Se o resultado da biópsia der maligno e o cão tiver condições o indicado é a quimioterapia... Adequada e acompanhada por oncologista, um  profissional em quimioterapia e um cardiologista...

A quimioterapia é bem tolerada pelos animais e surte excelente resultados. O que vai dizer se dará certo ou não é o estado em que o animal chega e se já tem metástase. A quimioterapia deve ser feita por um oncologista.

Esse procedimento é o certo? Sim, depende do tipo de tumor, pois existem vários tipos de quimioterapia.

Tem contra indicações? Sim, como qualquer remédio.

Dra. Karine Kleine, diretora da clínica Renal Vet, cardiologista, nefrologista e clínica veterinária.
drakarinekleine@hotmail.com