Escolha a ‘creche’ certa para o seu cãozinho

Categoria: Estilo de Vida e Viagem

Autor(a): Alex Florio | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 25/11/2013 - 10:14

Há uma infinidade de vantagens em se optar por um Day Care: da socialização à disciplina, passando pela atividade física e a companhia de outros cães
Foto Meramente ilustrativa: Divulgação Escolha a ‘creche’ certa para o seu cãozinho

Foto Meramente ilustrativa: Divulgação Escolha a ‘creche’ certa para o seu cãozinho

Os dias atuais exigem bastante das pessoas. São muitos compromissos para pouco tempo disponível, mas nem por isso devemos deixar de lado as necessidades dos nossos cães.

A exemplo das creches para crianças, hoje existem no mercado diversos Day Cares para pets. É uma ótima alternativa para que você possa atender à sua agenda e encher a dele com atividades caninas!

A lista de vantagens em se optar por este tipo de serviço é grande. Vale destacar que se trata de uma oportunidade para seu cão se socializar com outros da mesma espécie;  gastar energia; ser disciplinado; receber atenção e cuidados, além, é claro, de evitar a solidão por horas em uma casa vazia. No entanto, é bom levar em consideração as seguintes dicas na hora de matricular seu cão em um Day Care:

  • Ao visitar o local procure conhecer as pessoas que irão cuidar do seu cão.
  • Comunique ao seu veterinário que pretende levar seu cão a um Day Care, para que ele o oriente sobre questões de saúde e profilaxia do ambiente que seu cãozinho frequentará. É importante verificar quais os produtos que o local usa para higiene, como é feito o controle de parasitas e vermes – tanto com relação aos clientes quanto ao ambiente. Um lugar asséptico já é um bom começo. Você saberá identificar rapidamente se os proprietários do Day Care se preocupam ou não com isso.
  • Caso opte por um serviço extra como o de transporte, por exemplo, verifique as condições gerais do carro da empresa contratante, tais como: higiene, pessoas que vão manejar seu cão no traslado e, principalmente, as questões de segurança do veículo.
  • Informe-se sobre quais os critérios que são usados para inserir um novo membro no grupo. Nem sempre cães pequenos separados dos grandes significa segurança.
  • Opte pelos que têm geração de imagem via internet, para que você possa acompanhar seu cãozinho sempre que puder.
  • Repare na quantidade de cães que há no local e pessoas envolvidas para atendê-los. Nem sempre ter muita gente trabalhando significa que seu cão está sendo bem-cuidado, assim como lugar que tem muitos cães não significa necessariamente que o local é bom.
  • Faça muitas perguntas, sejam elas quais forem. E só contrate o serviço quando estiver seguro de que fez a melhor escolha.

As pessoas envolvidas em um Day Care devem, acima de tudo, dominar bem o assunto “comportamento canino”. Você, enquanto proprietário que ama seu cão como um filho, saberá escolher o melhor para seu cãozinho intuitivamente, assim como uma mãe que busca uma escola para seu filho. Boa sorte leitor da Cães Amigos!

Alex Florio é consultor comportamental de cães, com especialidade em psicologia animal.
www.doghouse.com.br