Animais de companhia (cães, gatos) interferem no comportamento das crianças

Categoria: Convivência

Autor(a): Aline Ribeiro | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 21/11/2013 - 14:45

A presença de um cãozinho no ambiente familiar é extremamente benéfica para os pequenos
Foto Meramente ilustrativa: Divulgação Animais de companhia interferem no comportamento das crianças

Foto Meramente ilustrativa: Divulgação Animais de companhia interferem no comportamento das crianças

Confira abaixo uma matéria feita exclusivamente para o site da Cães Amigos!

Devido ao excesso de cuidados com os seus filhos, certos pais, principalmente os de primeira viagem, podem apresentar algum receio em ter um animal de companhia convivendo com as suas crianças. No entanto, a quantidade de benefícios que um singelo cãozinho é capaz de trazer para a garotada deve superar qualquer medo ou insegurança dos pais.
Segundo Claudia Razuk, coordenadora pedagógica da unidade Campo Belo do Colégio Itatiaia, os pequenos que convivem com pets são mais carinhosos e têm um melhor desenvolvimento da coordenação motora. Além disso, as mascotes também os ajudam a desenvolver valores como amizade e companheirismo.
Claudia afirma que as diferenças no comportamento de um aluno que tem um animal de companhia podem ser identificadas no ambiente escolar. A convivência com um cachorro, por exemplo, é capaz de criar um senso de responsabilidade na criança, pois, na maioria das vezes, ela ajuda a cuidar dele.
“O bichinho é um ser vivo, um companheiro, o melhor amigo da criança e membro da família. A garotada cria um vínculo de amor com o cão e, a partir daí, a preocupação com o bem-estar dele torna-se natural. Assim, os cuidados viram parte de uma rotina, ou seja, de uma sequência de acontecimentos que ajuda a criança a organizar o seu dia a dia, a se planejar e a se comprometer com o animal e com as demais pessoas da casa. Além disso, essa relação também reflete na aprendizagem de muitos ‘porquês’ e das consequências que podem ser geradas pelos seus próprios atos”, aponta a coordenadora pedagógica, que também diz que em seu colégio muitos estudantes têm animaizinhos em casa e ressaltam essa relação de experiência e maturidade.  “Temos vários alunos que têm bichinhos e a maioria relata as suas peripécias de cuidados e carinhos. Eles sempre falam de seus cães como alguém da família, ou seja, como um irmão que não pode faltar em qualquer acontecimento que reúne todo o clã. Esses bichinhos sempre aparecem para nós de uma maneira ou de outra, seja nas fotos que eles fazem questão de nos mostrar ou até mesmo em seus desenhos e trabalhinhos”, afirma Claudia, que dá a dica para os papais e as mamães de plantão: “um cãozinho não só alegra o ambiente familiar como também influencia positivamente no desenvolvimento emocional da criança, ou seja, não estamos falando apenas de mais um presente para o seu filho brincar, e sim de um amigo inseparável que o ajudará em sua jornada rumo ao crescimento”.
 
Aline Ribeiro
Lucky Assessoria
www.luckyassessoria.com.br

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