Tétano

Veterinário: Rogério Akio Nishimaru 28/11/2013 - 17:20:57

Minha cadela de cinco anos está com tétano. Faz uma semana que está internada em uma clínica e já não sei mais o que faço. Ela está medicada para esperar a toxina passar, mas agora as patas começaram a ficar bastante inchadas. Esta doença é comum em cães?

R: Olá Cândida, tudo bem? Essa doença não é muito comum. É causada por um microrganismo chamado Clostridium. A gravidade depende da quantidade de toxina no corpo do animal, portanto, quanto mais toxina, pior o prognóstico. As sequelas dependerão da intensidade da lesão e do grau de regeneração nervosa do seu animal. Sua cadelinha pode se recuperar totalmente, ter paresias ou mesmo ir a óbito. O antibiótico é usado para acabar com o Clostridium e com a produção de toxinas. O fenobarbital e o diazepam são administrados com o intuito de diminuir a lesão das toxinas sobre o cordão espinal. Pelo jeito, sua cachorrinha está sendo bem assistida, agora você vai ter que esperar e torcer para que ela seja forte.

Pergunta enviada por: Cândida - Porto Alegre / RS

Perguntas relacionadas